Plano de Marketing
O Plano de Marketing é uma Ferramenta essencial de apoio à decisão por parte da equipa de Marketing e Gestão e é aconselhável a qualquer negócio elaborar pelo menos um plano de Marketing por ano.
Segundo Philip Kotler (considerado o guru do Marketing), a utilização do plano de marketing torna a empresa menos vulnerável às crises, dado que estas podem ser previstas com antecedência. Também é possível superar os concorrentes planeando cuidadosamente produtos e serviços mais adequados aos desejos e necessidades dos clientes, o que reduz os problemas da comercialização e planificação dos produtos. O planeamento conduz, informa e determina o rumo a seguir. Soluções para problemas como falta de capital, falta de clientes e poucas vendas também podem surgir de um planeamento coerente e consistente.
(KOTLER, 2002)
Um plano de Marketing Estratégico confere essencialmente:
- Os 4 “P”s do Marketing
- Produto
- Preço
- Ponto De Venda
- Promoção
- Analisa da Situação Actual da Empresa
- Define o Público-Alvo
- Identifica as Oportunidades e Ameaças do Mercado
- Pesquisa a Concorrência
- Identifica Pontos Fortes e Pontos Fracos do Negócio
- Prevê Objectivos e Metas de Marketing
- Implementa Estratégias de Marketing
- Delineia Programas de Ação
- Prevê Investimento disponível para Marketing