Plano de Comunicação
Para que a sua empresa, produtos e/ou serviços fiquem conhecidos no mercado, é crucial para o sucesso do seu negócio saber comunicar e para o fazer de forma eficaz, aconselhamos a elaborar um Plano de Comunicação Integrada.
Um Plano de Comunicação significa saber o que transmitir, como transmitir, para quem transmitir, onde transmitir e com que frequência transmitir.
É muito importante, criar o posicionamento pretendido na mente do cliente, comunicar de forma constante os valores da empresa, o que a identifica e a diferencia da concorrência. Elaborar um plano e segui-lo, de acordo com a estratégia da empresa, contudo adaptando-o às mudanças que se verifiquem, mantendo uma coerência entre o posicionamento e as mensagens transmitidas.
Um plano desta natureza deve ser construído tendo em atenção diversas etapas para o desenvolvimento de uma comunicação eficaz:
- identificação do público-alvo,
- determinação dos objectivos,
- elaboração da comunicação,
- selecção dos canais de comunicação
- estabelecimento do orçamento,
- decisão sobre o mix de comunicação,
- gestão e monitorização de todo o processo de comunicação
- medição dos resultados da comunicação
“Pode dispor-se de um bom produto, com um preço competitivo, disponível nos locais certos; mas se os seus clientes não o souberem, quais são as suas hipóteses de êxito?”
Gary Jones (KOTLER, 2002)